<div class='trigger trigger_error'><b>Erro na Linha: #24 ::</b> Undefined variable: page_name<br><small>/home/stratusfrp/public_html/themes/oficial/artigo.php</small><span class='ajax_close'></span></div> - Stratus
Pultrusão - Saiba o que é e como funciona - Stratus

Pultrusão - Saiba o que é e como funciona


O nome pode soar um tanto diferente, mas o processo é relativamente simples. O nome "Pultrusão" vem do inglês: "Pull + Thru", que significa "Puxar + através" em tradução direta, ou seja, o processo de pultrusão é basicamente "puxar" a fibra de vidro com a resina "através" de um molde.

Existem algumas variáveis no processo, mas a essência é a mesma; cada fabricante tem sua técnica distinta e ajustes que refletem na qualidade final do produto pultrudado.

Como é feita a pultrusão:

Pultrusão - Saiba o que é e como funciona

Basicamente o processo de pultrusão de perfis em fibra de vidro consiste em:
  • Impregnar fios de fibra de vidro com resina dentro de uma "banheira";
  • Direcionar essa fibra por meio de "guias" (pré-moldes) para dentro de um molde;
  • O molde é aquecido e tem o formato do perfil desejado;
  • Todo esse material é puxado por uma máquina (puxador);
  • Após esses estágio, o perfil sai pronto para corte e uso.

 

Como Funciona o Processo de Pultrusão:

  1. Matéria-prima: O processo começa com rolos de fibras de vidro. Essas fibras são esticadas para manterem-se alinhadas e, em seguida, puxadas para dentro de uma máquina.
  2. Impregnação com Resina: As fibras de vidro passam por um banho de resina líquida (um tipo de plástico líquido), que pode ser resina de poliéster, epóxi ou outra resina adequada.
  3. Molde Aquecido: Depois de serem impregnadas com resina, as fibras passam por um molde aquecido. Esse molde dá a forma desejada ao material (pode ser um tubo, barra, etc.) e aquece a resina para que ela endureça e solidifique.
  4. Puxar e Cortar: A peça sólida e endurecida é puxada continuamente para fora do molde por uma máquina de puxar. Após isso, as peças são cortadas no tamanho desejado.

Pultrusão é um método para criar peças fortes e leves de fibra de vidro e resina. As fibras são embebidas em resina, moldadas e aquecidas para endurecer, e finalmente cortadas no tamanho necessário. É um processo eficiente que resulta em materiais duráveis e resistentes à corrosão, usados em diversas indústrias.

Trabalhamos Com Clientes Globais

Confie em quem já está desde 1997 no mercado

Entre em Contato

Para tirar dúvidas, solicitar orçamentos, desenvolver produtos, preencha o formulário que noss time fará contato o mais breve possível.

Catálogo Digital Stratus

Faça Download do Nosso Catálogo Digital